Dia 13 de maio de 2025

ÓPERA CAFÉ: O teatro é do povo!

Durante uma semana, o MST ocupou com muita luta e arte o Theatro Municipal de São Paulo, participando na Ópera Café junto a diversos outros artistas; A peça foi composta por Felipe Senna e inspirada no libreto de Mário de Andrade, que teve na direção do espetáculo, Sérgio de Carvalho e um coletivo

Carta do MST ao povo brasileiro

Carta do MST ao povo brasileiro

Este momento exige das forças progressistas unidade na ação e esforço em construir um Projeto Popular para o Brasil, capaz de enfrentar os problemas estruturais de nosso país

Acampamento Dom Tomás Balduíno

Acampamento Dom Tomás Balduíno

Ao amanhecer do dia 31 de agosto de 2014, aproximadamente três mil famílias ocuparam uma das 90 fazendas que compõem o grande latifúndio representado pela Agropecuária Santa Mônica.

Enquanto Brasil expande plantio de transgênicos rejeição mundial aumenta

 

Por Washington Novaes
Do O Estado de S. Paulo


É preciso prestar atenção. Em meio a notícias das últimas semanas sobre a possibilidade de aumentar muito, principalmente para a China, as exportações brasileiras de grãos, especialmente de soja, chegam também informações sobre o recrudescimento das controvérsias e das decisões judiciais sobre transgênicos em muitos países - e que podem afetar mercados.

MST ocupa prefeitura de Irituia (PA) e reivindica melhorias nos assentamentos

Da Página do MST

Na manhã desta terça-feira (13), famílias ligadas ao MST ocuparam a Prefeitura Municipal de Irituia, nordeste paraense. As famílias reivindicam melhorias e mais investimentos públicos para o Assentamento Luís Carlos Prestes, localizado às margens da rodovia BR-010 (Belém-Brasília).
 

O MST afirma que não há como fomentar a produção agrícola senão houver investimentos e qualidade de vida para os camponeses e camponesas.

Após pressão, governo da Bahia se compromete com pauta dos Sem Terra

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Fotos: Manuela Hernandez

 

“Enquanto existe fome, enquanto existe guerra, o MST vai lutando pela Terra!”. Foi com este grito de ordem que trabalhadores rurais de toda a Bahia saíram em marcha neste último sábado (10), reivindicando a desapropriação de terras e a implementação de um modelo agrário que reparta o chão a toda sociedade.
 

Povos quilombolas do Maranhão protestam na BR 135

Da Rede Justiça nos Trilhos

Nesta segunda-feira (12), diversas comunidades do município de Itapecuru (MA) se reuniram no povoado Santa Rosa dos Pretos para discutir a situação das comunidades quilombolas da região.

Sindicato analisa problema dos agrotóxicos e apoia luta contra os venenos agrícolas

 

Do Sindquim

O Sindicato dos Químicos do ABC realizou nesta segunda-feira (12) um debate  para analisar o uso de agrotóxicos no Brasil e suas conseqüências para o modelo agrícola brasileiro, afetando os trabalhadores do campo, os consumidores e o meio-ambiente.

Gabriel Sollero, engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) e membro da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, foi quem coordenou o encontro. 

MST monta acampamento com 2 mil pessoas no Fórum de Belo Horizonte

 
Da Página do MST

O MST montará um acampamento com 2.000 Sem Terra em frente ao Fórum de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (14), para acompanhar o julgamento do latifundiário Adriano Chafik, réu confesso do Massacre de Felisburgo.
 
O júri popular do mandante e executor do massacre, que deixou cinco Sem Terra mortos e vinte feridos em 20 de novembro de 2004, começa na quarta-feira (15).
 

T: Gleisi ignora que Constituição garante direitos dos indígenas

 

Da Página do MST

 

A Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra (T) manifestou em nota repúdio à ministra da Casa Civil Gleisi Hoffman, nesta segunda-feira (13/5).

Segundo a nota, a ministra deixa patente que o governo tem compromisso apenas com os interesses econômicos e ignora a Constituição que garante os direitos dos indígenas.

Abaixo, leia a declaração da T

Ministra afronta a Constituição Brasileira

Agronegócio já domina metade das terras agrícolas na Europa


Por John Vidal*
Do The Guardian

Vastas extensões de terra na Europa estão sendo “tomadas” por grandes empresas, especuladores, compradores ricos estrangeiros e fundos de pensão de forma semelhante ao que ocorre nos países em desenvolvimento, segundo um extenso novo relatório.

O que Aldo Rebelo acordou com o governo e apresentou ao plenário

Da Via Campesina

Veja abaixo os pontos diferentes entre o texto de acordo apresentado ao deputado federal Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara, e a emenda 186, escrita no “corredor” pelo relator do projeto de mudanças na Código Florestal Aldo Rebelo e o deputado Cândido Vaccarezza.

SBPC e ABC respondem dúvidas sobre o Código Florestal

 

Leia documento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) com respostas a perguntas frequentes sobre o Código Florestal e a Ciência.

A SBPC e a ABC são contra a votação imediata do Código Florestal?

Transnacional sa Dreyfus será julgada em tribunal internacional por abusos no Brasil

De Enlazando Alternativas

A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e a Comissão Pastoral da Terra (T) acusarão a transnacional sa Louis Dreyfus, no Tribunal Permanente dos Povos (TPP), que acontece em 14 e 15 de maio, em Madrid.

As duas entidades acusam a empresa de ser responsável por impactos ambientais e sociais, como o trabalho precarizado, destruição de ecossistemas e ameaças a comunidades indígenas, com a expansão da monocultura da cana-de-açúcar.

“Não venha falar por nós, Kátia Abreu”

Por Renata Camargo
Do Congresso em Foco

A agricultura familiar deu nesta semana um recado direto à presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), e seus companheiros de bancada. Num ato de protesto e desabafo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entregou a parlamentares da bancada ruralista um manifesto que, nas entrelinhas, diz: “parem de falar em nosso nome”.

Treze de maio: quem festeja?

.
Por Gilson Caroni Filho
Professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso - Rio de Janeiro
Da Carta Maior

No ano de 1983, uma foto estampada na primeira página do Jornal do Brasil renderia ao seu autor, o repórter-fotográfico Luiz Morier, o Prêmio Esso de fotojornalismo. Nela, um grupo de negros atados pelo pescoço por uma corda é levado pela polícia, após uma das frequentes batidas em favelas do Rio de Janeiro.

Soberania, agricultura e avanço internacional

Por Mauro Santayana
No Jornal do Brasil

Há muitos anos que, sob a negligência do Estado, empresas e instituições estrangeiras compram terras no Brasil. Na Amazônia, já nos anos 60, chegou-se a detectar estratégica localização progressiva dessas glebas, de forma a estabelecer uma faixa em arco que dividiria o território em duas partes, ao norte e ao sul. É antiga a aspiração americana a estender sua soberania a todo o hemisfério.

Em defesa da titulação das terras quilombolas

O STF está a ponto de incluir na pauta de votação o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalida de movida pelo PFL/DEM contra o Decreto 4887/2003 que regulamenta o procedimento de titulação das terras quilombolas.

Foi elaborado um abaixo assinado em favor da manutenção do Decreto, que já foi assinado por Boaventura de Souza Santos e a relatora da ONU para a Moradia Adequada, Raquel Rolnik.

Clique aqui e assine a petição online.

Abaixo, leia o texto da petição.

Camponeses fazem nova ocupação em Alagoas

Da Comissão Pastoral da Terra – Alagoas

As famílias camponesas que foram despejadas na última segunda-feira retornaram à Fazenda Mata Redonda, localizada no município de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas.

A ordem da retirada das 18 famílias do acampamento Mata Redonda foi determinada pelo Juiz Agrário Ayrton Tenório.

Após o despejo, os barracos foram incendiados e os agricultores ficaram na rodovia sem ter para onde ir.

A reocupação é um ato de resistência e de defesa, já que há dois anos elas vivem na propriedade rural e suas lavouras seriam destruídas.

Relatório registra situação degradante de índios sem terra em Mato Grosso do Sul

Da Agência Brasil

Relatório apresentado ontem (12) no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) documenta várias violações aos direitos humanos contra índios das etnias Guarani Kaiowa e Guarani Ñandeva, que residem próximo a Dourados em Mato Grosso do Sul.

O relatório elaborado por uma comissão do conselho confirma a situação precária dos índios na região, já retratada em reportagem feita pela Agência Brasil no ano ado.

Conatrae pressiona por aprovação da PEC do Trabalho Escravo neste ano

Representantes da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) vão entregar ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), no próximo dia 26 um abaixo-assinado para que a chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo seja votada ainda este ano.

Mais um 13 de maio sem abolição

Clique aqui e faça o do panfleto.

[img_assist|nid=9849|title=Mais sem abolição 1|desc=|link=none|align=left|width=445|height=640]
[img_assist|nid=9850|title=Mais sem abolição 2|desc=|link=none|align=left|width=442|height=640]

Negros ainda são vítimas de escravidão

Por Antônio Gois
Da Folha de S. Paulo

ados 122 anos desde a Lei Áurea, 3 em cada 4 trabalhadores libertados de situações análogas à escravidão hoje são pretos ou pardos.

É o que mostra um estudo do economista Marcelo Paixão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, feito a partir do cadastro de beneficiados pelo Bolsa Família incluídos no programa após ações de fiscalização que flagraram trabalhadores em situações que, para a ONU, são consideradas formas contemporâneas de escravidão.

“A natureza nos salvará”, afirma cientista

Do IHU-Online Na Grã-Bretanha, durante a redação dos Enclosure Acts, Tomás Morus escreveu: “As ovelhas comem os homens”. A terra até então cultivada para o exclusivo sustento alimentar desaparecia pouco a pouco em favor de cultivos para produzir lã e…

MST-SC comemora seus 24 anos de luta pela terra

Em 1984, o Brasil vivia uma conjuntura de duras lutas pelo fim da ditadura, pela abertura política e de muitas mobilizações operárias nas cidades. Como parte desse contexto, entre 20 e 22 de janeiro, foi realizado o 1º Encontro Nacional…

Assentados do Irmã Alberta celebram três anos de conquista

O assentamento Comuna da Terra, Irmã Alberta, localizado na região de Perus, na cidade de São Paulo, completou três anos no último dia nove. Ocupado no ano de 2002, por 40 famílias do MST, a área, do então acampamento, iria…

Sem Terra são humilhados em Santa Catarina

No dia 6/5, o município de Taió, em Santa Catarina, foi novamente palco de desrespeito aos direitos humanos, de repressão da Polícia Militar e de demonstração de ódio, violência e discriminação contra famílias Sem Terra. Em janeiro de 2008, cerca…

Posição do MST sobre o pedido de demissão de Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou na manhã desta terça-feira (13/05) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual pede o seu desligamento do cargo, em caráter irrevogável. Na nossa avaliação, o governo Lula está…

Fazendeiros usam “caveirão rural” para atacar acampamentos

Na madrugada da última quinta-feira (08/05), uma um grupo pistoleiro atacou o acampamento do MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra), com mais de 150 famílias, localizado na BR 369, entre os municípios de Cascavel e Corbélia. O ataque começou…

Comunidades quilombolas ocupam sede do Idaf no ES

Nesta terça-feira (13/05), cerca de 100 quilombolas ocuparam a sedo do Idaf (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal ), em Vitória, no Espírito Santo. O órgão é vinculado à Secretaria de Agricultura e os quilombolas reivindicam que o Idaf realize…

MST e Via Campesina realizam mostra cultural

Na tentativa de fortalecer a intregração cultural entre os povos latino-americanos, de 14 a 18 de maio, o MST e a Via Campesina, com apoio do Teatro Guaíra e da Secretaria de Cultura do Paraná, realizam a Mostra Cultural de…

Universidade das Mães da Praça de Maio é saqueada

Na madrugada de domingo (11/05) desconhecidos arrombaram e destruíram várias dependências da Casa das Mães e da Universidade Popular Mães da Praça de Maio, em Buenos Aires, na Argentina. Muitas coisas foram detruídas. Também foram vasculhados o escritório da Universidade,…

Assine o manifesto em defesa das cotas!

A Educafro* (Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes) e outros movimentos sociais entregarão hoje (13/05) ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, um manifesto em defesa das cotas para negros nas universidades públicas. ->Leia aqui o manifesto…

T denuncia omissão do governo do Amazonas em conflito agrário

Por Thaís Brianezi Fonte Agência Brasil A Comissão Pastoral da Terra (T) denunciou hoje a omissão do governo do Amazonas e das autoridades municipais de Itacoatiara no conflito fundiário que envolve 450 famílias de pequenos produtores rurais no município. “Há…

Marcha Nacional do MAB denuncia descaso contra atingidos por barragens

Começa nesta quinta-feira (13), a Marcha Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) que reunirá representantes de 15 estados que integram as áreas afetadas. O objetivo do movimento é denunciar a grave situação das famílias que são deslocadas das…