Agricultura Familiar

Lançamento do Plano Safra 2024-2025 reúne movimentos e autoridades em Goiás

Movimentos sociais e populares destacam a importância de políticas públicas e fiscalização para garantir o efetivo ao crédito destinado à agricultura familiar

Foto: MST em Goiás

Da Página do MST

Na manhã do dia 9 de setembro, foi realizado o Lançamento Estadual do Plano Safra 2024-2025 em Goiás, evento que contou com a participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de outros movimentos populares, sindicatos e cooperativas. O encontro reuniu diversas autoridades e representantes, que discutiram questões relevantes para a classe trabalhadora camponesa, enfatizando a necessidade de apoio de políticas públicas para melhorar a produção e a qualidade de vida das famílias rurais.

Neste ano, o Plano Safra da Agricultura Familiar foi anunciado com um orçamento superior a R$ 1,5 bilhões em crédito, incluindo linhas de crédito inovadoras voltadas para a agroecologia.

Patrícia Cristiane, da coordenação do MST em Goiás, destacou o esforço do Governo Federal em direcionar o Plano Safra para a Agricultura Familiar, mas ressaltou a importância de avançar ainda mais. Ela enfatizou a necessidade de fiscalização por parte do governo para garantir que as famílias da agricultura familiar tenham o efetivo ao crédito, que, segundo ela, também tem sido utilizado pelo agronegócio.

“Para fortalecer e concretizar projetos de estruturação das produções rurais, é indispensável viabilizar assistências técnicas continuadas, recomposição do score bancário e a desburocratização do o nas agências bancárias nos municípios”, concluiu Patrícia.

*Editado por Fernanda Alcântara